Santo do Dia 05 de Junho – São Bonifácio

Santo do Dia 4 de Junh - Sao Bonifacil

São Bonifácil

São Bonifácio nasceu na Inglaterra, no ano 673, de família nobre. É descrito como um homem doce, mas firme; tímido, mas corajoso; inquieto, mas paciente. Cedo vestiu o hábito dos monges e aos 20 anos já era um mestre tão famoso que seus companheiros o disputavam para ensinar em suas comunidades. Quando tinha 40 anos de idade, quiseram fazê-lo abade, mas ele não aceitou, pois tinha outros projetos: ser missionário em terras que ainda não conheciam o Evangelho. No ano 719 ele partiu para a Alemanha onde, no início, apesar de todo entusiasmo e esforço, alcançou poucos resultados. Convencido da necessidade de se revestir da dignidade episcopal para mais facilmente realizar sua missão, aceitou o convite do Papa Gregório II e viajou para Roma onde foi sagrado bispo. Retornando à Alemanha, reiniciou as atividades missionárias, agora ajudado por monges, sacerdotes e pregadores vindos da Inglaterra. Bonifácio construiu igrejas, fundou bispados, reformou o clero e organizou a Igreja na Alemanha. Entre as suas obras mais importantes está a célebre Abadia de Fulda, destacado centro de irradiação e cultura religiosa alemã. São Bonifácio presidiu vários concílios, promulgou numerosas leis e lutou muito pelo fortalecimento da união das igrejas alemãs com Roma. Sua missão apostólica foi de tal modo coroada de êxito que ele é considerado o evangelizador e protetor da Alemanha. Quando tinha 75 anos de idade, considerou terminada sua tarefa e foi para Mogúncia. Mas não resistiu, e embora já em idade avançada, voltou às atividades missionárias. Estava ele no dia cinco de junho de 754, dia de Pentecostes, num encontro de catecúmenos, numa igreja na Frísia, quando foi atacado por um grupo de frisões fanáticos, armados de espada. Lançaram-se sobre ele que tentou rebater o golpe com o Evangelho, mas os assassinos derrubaram o Livro Sagrado e um deles cortou-lhe a cabeça. Seu corpo foi recolhido pelos cristãos e, de acordo com sua vontade anteriormente expressa, foi sepultado em Fulda onde até hoje, em sua homenagem, se reúne a Conferência Episcopal dos Bispos Alemães.

Hoje como no passado, não existe cristianismo confortável. É inevitável que os que anunciam a Justiça do Reino sejam perseguidos pelos que têm ameaçados seus projetos de dominação e opressão. Mas hoje também é importante não esquecer que embora o verdadeiro protagonista da missão seja o Espírito Santo, ele absolutamente não dispensa a ação de missionários como São Bonifácio, dóceis mas firmes, livres de preconceitos e legalismos, e convencidos de que o único culto que agrada a Deus é o amor ao próximo.

>> Outro Santo do Dia