Santo do Dia 25 de Julho – São Tiago Maior e São Cristóvão

Santo do Dia - 25 de Julho - Sao Tiago Maior e Sao Cristovao

São Tiago Maior e São Cristóvão

São Tiago Maior, filho de Zebedeu e Salomé, era um dos 12 apóstolos e irmão mais velho de São João Evangelista. Estava com João, consertando as redes à margem do mar da Galiléia, quando foram chamados por Jesus. Era chamado de Maior, para distinguir do outro Tiago, também apóstolo. Por causa do temperamento impetuoso, os dois irmãos ganharam de Jesus o apelido de “filhos do trovão”. São eles que, diante da atitude dos samaritanos de negarem hospitalidade a Jesus, sugerem que o Mestre invoque o fogo do céu para devorá-los e pedem, por intermédio da mãe, Salomé, para se sentarem, um à direita e outro à esquerda do Jesus triunfante. Ambos participaram da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor e da sua Agonia no Horto das Oliveiras. Eram impetuosos, mas sumamente generosos. Vítima das perseguições movidas pelas autoridades judaicas, Tiago foi encarcerado e submetido a cruéis torturas, sendo o primeiro dos apóstolos a sofrer o martírio. Segundo uma tradição, ele foi o primeiro evangelizador da Espanha.

São Cristóvão, um dos santos mais cultuados no mundo, viveu provavelmente na Síria, no século III, mas sua data de nascimento é desconhecida. Seu nome significa “Aquele que carrega Cristo”, ou “porta Cristo”. Segundo a lenda, era um homem de grande estatura física que buscava grandezas e procurava servir àqueles que ele supunha serem os reis do mundo. Convertido por um ermitão que lhe mostrou que só Cristo era o Senhor e Rei do mundo, Cristóvão abandonou a mania de grandeza e foi viver sozinho, ajudando seus semelhantes, perto de um rio perigoso onde não havia ponte e por onde passavam muitos viajantes. Aproveitando-se de sua força e físico avantajados, passou a transportar as pessoas nos ombros, de um lado para outro do rio. Um dia, ao transportar um menino, admirou-se de seu peso. “Que peso é este? Parece que estou carregando todo o peso do mundo!”. “Não carregas o peso, mas o Criador do mundo”, disse-lhe o menino. “Sou Jesus, aquele a quem serves”. São Cristóvão foi martirizado na Ásia Menor, por causa de sua fé. Ele é o padroeiro dos motoristas, viajantes e peregrinos.

No mundo de hoje, insensível e egoísta, São Tiago nos convida a cultivar um coração generoso como o dele, capaz de se doar à causa do Reino de Deus até as ultimas consequências. E Cristóvão, que foi um gigante na estatura e no coração, nos lembra que é na medida que servimos ao irmão que servimos a Jesus Cristo, o Senhor e Rei do Universo.

 

>> Outro Santo do Dia