Sacramentos

Destaque Sacramentos
“O cristianismo não é apenas uma filosofia religiosa, mas é uma comunhão de vida com o próprio Deus da maneira que Ele estabeleceu, especialmente pelos Sacramentos”1

 

“Os sacramentos são os canais por onde flui a salvação”2, “destinam-se à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e ainda ao culto a ser prestado a Deus” (CIC 1123), instituídos por Jesus Cristo através dos apóstolos e por isso “ nenhum rito sacramental pode ser modificado ou manipulado ao arbítrio do ministro ou comunidade” (CIC 1125).

A iniciação da vida cristã se dá através do Batismo. A partir do Batismo o cristão pode ter acesso aos demais sacramentos. “Renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia” (CIC 1212).

“O sacramento não é realizado pela justiça do homem que a confere ou a recebe, mas pelo poder de Deus”, diz Santo Tomás de Aquino, e não depende da santidade pessoal de quem a ministra. “Contudo, os frutos do sacramento dependem também das disposições de quem o recebe” (CIC 1128).

 

A Paróquia de São Pedro em Salvador-Ba ministra seis sacramentos aos fiéis:
  1. Sacramento do Batismo
  2. Sacramento da Confirmação (Crisma)
  3. Sacramento da Penitência (Confissão)
  4. Sacramento da Primeira Eucaristia (Primeira Comunhão)
  5. Sacramento do Matrimônio (Casamento)
  6. Sacramento da Unção dos Enfermos