Sacramento do Batismo

“O batismo nos concede a graça do novo nascimento em deus Pai por meio do seu Filho no Espírito Santo. Pois os que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade”. (Santo Irineu)

A iniciação da vida cristã, incorporada ao Corpo de Cristo (a Igreja), se dá através do sacramento do Batismo que é a “porta que abre acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão” (CIC 1213).

Por causa do Pecado Original (pecado de Adão e Eva), o ser humano teve sua natureza decaída. “Pelo Batismo, todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais […]. Com efeito, naqueles que firam regenerados não resta nada que os impeça de entrar no Reino de Deus” (CIC 1263).

No Sacramento do Batismo a Santíssima Trindade dá a graça que torna o batizado capaz de crer em Deus, de esperar nele e de amá-lo por meio das virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), concede ao batizado os dons do Espírito Santo e lhe permite crescer nas virtudes morais (cf. CIC 1266).

Segundo São Gregório Nazianzeno: “O batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. (…). Chamamo-lo de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que existe de mais precioso. Dom, porque é dado até a culpados; Batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre nossa vergonha; banho, porque lava; selo porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus”.

O BATISMO É NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO

“O Senhor mesmo afirma que o Batismos é necessário para a salvação (Jo 3,5). […] A Igreja não conhece outro meio senão o Batismo para garantir a entrada na bem-aventurança eterna; é por isso que cuida de não negligenciar a missão que recebeu do seu Senhor” (CIC 1257): anunciar o Evangelho e batizar todas as nações.

PORQUE É IMPORTANTE BATIZAR AS CRIANÇAS

“Desde os tempos mais antigos o Batismo é administrado às crianças, pois é uma graça e um dom de Deus que não supõe méritos humanos. […] A entrada na vida cristã dá acesso à verdadeira liberdade” (CIC 1282).

As crianças já nascem com a natureza humana decaída e manchada pelo pecado original e o Batismo permite que elas sejam libertadas do poder das trevas. “A Igreja e os pais privariam então as crianças da graça inestimável de tornar-se filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento” (CIC 1250). Privariam a criança de “renascer para a vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato”1.

BATIZADO NA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO EM SALVADOR-BA

Os batizados na Paróquia de São Pedro são realizados sempre no primeiro e no terceiro domingo de cada mês às 9h00.

Para maiores informações, favor procurar a secretaria da Igreja de São Pedro (Matriz) ou telefonar para (71) 3329-3280.

Sacramento do Batismo