Paróquia de São Pedro

Paroquia de São Pedro

 

Chamamos de Paróquia “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano” (CDC Cân. 515 § 1º). A Paróquia de São Pedro tem como pároco o Pe Aderbal Galvão e está sob a autoridade do Bispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger, da arquidiocese de São Salvador, Bahia.

Nossa paróquia tem como padroeiro São Pedro, apóstolo de Jesus e primeiro Papa da Igreja Católica (Cf. Mt 16,18), já tem mais de três séculos de história é formada por quatro igrejas (Igreja Matriz de São Pedro, Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Senhor Bom Jesus dos Aflitos). Na região onde está localizada a Paróquia de São Pedro existem diversas comunidades religiosas que, apesar de estarem na região paroquial de nossa atuação, são independentes e não estão sob nossa responsabilidade.

A Paróquia de São Pedro tem em sua organização Ministérios, Pastorais e Movimentos Religiosos que têm como objetivo comum levar a Palavra de Deus e propagar o Evangelho. Faz parte também do nosso trabalho apostólico e pastoral ministrar e preparar (catequisar) o fiel para receber os Sacramentos da Igreja Católica.