Pastorais

“Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros. Vou levá-las para pastar nas melhores invernadas, … Procurarei aquela que se perder, trarei de volta aquela que se desgarrar, curarei a que se machucar, fortalecerei a que estiver fraca”. (Ez 34, 12.14.16)

Assim como não há espiritualidade cristã sem vida comunitária, não há vida comunitária sem a partilha dos dons e esforço de cada um. Para que a comunidade eclesial cresça e o plano pastoral se realize, é indispensável que cada pastoral assuma plenamente sua missão´.

PASTORAL DA JUVENTUDE
“Eu lhes escrevi, filhinhos, porque vocês conheceram o Pai. Eu lhes escrevi, jovens, porque vocês são fortes, e a Palavra de Deus permanece em vocês e vocês venceram o Maligno. Não amem o mundo e nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. E o mundo passa com seus desejos insaciáveis. Mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (1Jo, 14-15.17)

O objetivo da Pastoral da Juventude é unir, capacitar, organizar e integrar os diversos grupos de jovens, para que marquem presença nas atividades paroquiais e, num verdadeiro testemunho de comunhão e compromisso, atuar nos movimentos sociais, através de ações libertadoras e transformadoras.

PASTORAL DOS IDOSOS

O objetivo desta pastoral é conscientizar o idoso do seu valor como pessoa, e trabalhar com a família e a comunidade em torno das dificuldades e necessidades específicas do idoso.

A pastoral está organizada em:

• Grupo da Terceira Idade
  • Grupo de Convivência.

Através da oração, palestras, trabalhos artesanais e lazer, os idosos recebem informações, trocam experiências, fazem amizades e, desse modo, amenizam a solidão, elevam a autoestima e se descobrem como pessoas, membros úteis à sociedade.

Para o alcance dos objetivos da Pastoral dos Idosos, contamos com o auxílio do Ministério da Caridade, através das Equipes de Visitação.

PASTORAL DO DÍZIMO
“Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho, e abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja o Deus Altíssimo que entregou os teus inimigos em tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. (Gn 14-18,20)

O objetivo da Pastoral do Dízimo é conscientizar os fiéis do verdadeiro sentido do dízimo, nas suas dimensões Religiosa, Social e Missionária, e sua corresponsabilidade pela vida e manutenção da comunidade.

Dízimo não é contribuição nem pagamento. É devolução, para o bem comum e expansão do Reino de Deus, daquilo que Ele colocou sob a nossa responsabilidade.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

O objetivo da Pastoral da Comunicação é usar todos os meios e recursos disponíveis, para fazer chegar aos paroquianos e ao povo em geral, a Palavra de Deus atualizada e contextualizada para os dias de hoje, informar as programações, temas e atividades paroquiais.

Na paróquia de São Pedro a Pastoral da Comunicação desenvolve a comunicação visual, escrita e virtual:

• Site da paróquia
  • Comunicação formal
  • Comunicação com a Imprensa
  • Jornal Folha de São Pedro
  • Folder, Banners etc.

PASTORAL DE EVENTOS

O objetivo desta pastoral é a comunhão, a confraternização dos membros da nossa paróquia. Integrando a comunidade, promovendo a harmonia nos festejos, com o comprometimento de todos, despertando o respeito e o ânimo dos paroquianos na construção de uma comunidade que caminha nos caminhos de Jesus.

A Equipe, que tem coordenação periódica de um casal, reúne-se semanalmente para refletir a Palavra de Deus, planejar e avaliar os trabalhos. Compete à Equipe, a organização e acompanhamento dos eventos:   Encontros, Retiros, Festejos, Festa do Padroeiro, Procissões, etc.

>> Voltar para Organização da Paróquia de São Pedro