Ministério da Palavra

“Toda escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda obra”. (2Tm 3,16-17)

A proclamação e a escuta da Palavra ocupam um lugar central na Liturgia. É missão da Igreja alimentar os fiéis com a Palavra.

Tendo por alicerce a Sagrada Escritura, o Ministério da Palavra tem como objetivo preparar agentes de pastoral para os trabalhos de catequese e evangelização, através das equipes de:

Catequistas, Comunidades de Estudos Bíblicos, Anunciadores e Biblioteca.

CATEQUESE
“Então o Espírito disse a Filipe: ‘Aproxima-se desse carro e o acompanhe’. Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: ‘Você entende o que está lendo?’. O eunuco respondeu: ‘Como posso entender se ninguém me explica?’. Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele”. (At 8,29-31)

Os catequistas têm como missão despertar as crianças, jovens e adultos para a importância de conhecer a pessoa de Jesus, a fim de que possam fazer com Ele uma experiência de vida, tornando-se membros da Igreja, capazes de testemunhar sua fé no exercício da cidadania.

A Catequese é oferecida para a preparação dos sacramentos do Batismo, Crisma, Primeira Eucaristia e Unção dos Enfermos; catequese permanente para jovens e adultos e preparação de noivos para o Matrimônio.

COMUNIDADES DE ESTUDOS BÍBLICOS
“A uns ele constituiu apóstolos, a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa a construção do corpo de Cristo”. (Ef 4,11-12)

As Comunidades Bíblicas são grupos abertos a todas as pessoas que queiram se aprofundar no conhecimento da pessoa de Jesus, podendo ser organizadas no espaço paroquial, em apartamentos, casas e locais de trabalho.

Elas se propõem a estudar a Bíblia, procurando descobrir a mensagem que se esconde por trás de uma linguagem, nem sempre muito fácil e muitas vezes simbólica; refletir a vida à luz da Palavra de Deus, para uma experiência íntima e pessoal com Ele; e para assumir, com maior convicção e entusiasmo, seu compromisso missionário.

ANUNCIADORES
“Prega a Palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir”. (2Tm 4,2)

Os anunciadores levam a mensagem, meditando com a comunidade a Palavra de Deus, atualizando-a, dentro da realidade em que vivem, como pessoa, como cidadão e como Igreja.

Os anúncios são realizados 15 minutos antes das missas, por leigos da nossa comunidade, que também organizam visitas às famílias e instituições.

BIBLIOTECA

A nossa Paróquia possui a Biblioteca Santa Teresinha, localizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa, aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Todo acervo bibliográfico está à disposição do público para pesquisa, apoio à formação bíblica, teológica e pastoral.

>> Voltar para Ministérios da Paróquia de São Pedro
>> Veja a Organização da Paróquia de São Pedro