Ministério da Caridade

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse caridade, seria como sino ruidoso ou com címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e toda a ciência, ainda que tivesse toda fé a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade, eu não seria nada. E ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo a chamas, se não tivesse caridade, nada disso me adiantaria”. (1Cor 13, 1-3)

O Ministério da Caridade é amplo e diversificado e objetiva executar ações que dê uma resposta aos apelos dos irmãos feridos na sua autoestima e mais sofridos da comunidade. Por isso deve ser constituído por leigos e leigas capazes de “ver” onde as necessidades são mais urgentes.

Para São Paulo, caridade é o nome bíblico do Amor. Ela se alimenta da escuta da Palavra, da comunhão fraterna e do compromisso com a justiça. Como diz Tiago, a fé sem caridade, é morta (Cf. Tg 2, 17).

VISITA A DOENTES E IDOSOS
“Não me rejeites agora que estou na velhice, não me abandones quando me faltam as forças”. (Sl 71, 9)
“Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. Pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido”.  (Eclo 3,12.14)
“A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado”. (Tg 3, 15)
“Levante-se diante de uma pessoa de cabelos brancos e honre o ancião: tema o seu Deus. Eu sou Javé”.  (Lv 19, 32)

OBJETIVO: Estar com os doentes e idosos, escutá-los, procurar amenizar sua dor e solidão através de conversas informais, leituras, cantos, inclusive prestando-lhes pequenos serviços.

Atuando sempre em dupla, esses visitadores vêm estabelecendo com os visitados um forte vínculo fraternal, e construindo com eles uma história de caridade e fidelidade.

O grupo se reúne às terças-feiras na Igreja do Rosário, para reflexão da Palavra de Deus e para organização das visitas, conforme as necessidades da comunidade.

CURSO DE ARTES MANUAIS
“Enfeitou-o com veste sagrada, feita de ouro, de púrpura violeta e escarlate, obra de artista. Confiou-lhe o peitoral do julgamento com as sortes da verdade, feito de carmesim retorcido, obra de tecelão”. (Eclo 45,10)

Estudos recentes apontam a atividade manual como um dos meios mais eficazes para ativar a memória, estacionar, retardar e até impedir o surgimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Objetivo: Proporcionar aos idosos a oportunidade de um tempo de alegre convivência, e ajudá-los a conservar e melhorar a saúde física, mental e espiritual.

O grupo se reúne na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa.

AJUDA A OUTRAS COMUNIDADES E PESSOAS CARENTES
“Os discípulos decidiram, então, mandar uma ajuda, cada qual segundo suas possibilidades, aos irmãos que viviam na Judéia”. (At 11,29)

Objetivo: Expressar concretamente a fraternidade cristã através de ajuda às seguintes entidades:

• Pastoral dos Moradores de Rua;
  • Projeto Força Feminina, que assiste mulheres prostituídas ou em risco de prostituição

São utilizados para esse auxílio, os recursos oriundos: do Dízimo, das Artes Manuais, do Bazar da Solidariedade, da Oficina do Terço, de outras atividades pastorais doações.

BAZAR
“Todos comeram e ficaram saciados, e os pedaços que restaram, encheram sete cestos”. (Mt 15, 37)

Objetivo: Exercitar o dom da partilha através de donativos de artigos de vestuário, decoração, móveis e utensílios diversos, tornando vivo na comunidade, o sentimento de solidariedade, e proporcionando melhores condições de vida aos menos favorecidos.

Esse serviço proporciona aos mais necessitados a oportunidade de adquirir artigos de qualidade por preços simbólicos e de baixo custo e, ao mesmo tempo, com os recursos arrecadados, auxilia as obras de caridade da paróquia.

>> Voltar para Ministérios da Paróquia de São Pedro
>> Veja a Organização da Paróquia de São Pedro