Festa do Santíssimo Sacramento 2019 – Igreja de São Raimundo (Salvador-Ba)

2019-09-06---Blog---Festa-Santissimo-Sacramento-capa

No próximo dia 10 de Setembro, Terça-Feira, a Igreja de São Raimundo (localizada na Rua de São Raimundo, s/n, Politeama de Cima), acontecerá a Festa do Santíssimo Sacramento 2019, a partir das 16h00.

Venha participar e adorar, junto conosco, a Jesus na Santíssima Eucaristia!

Informações: 71 3329-3643

UM POUCO DE HISTÓRIA
igreja sao raimundo 02 editO Recolhimento do São Raimundo Nonato, fundado em 1753, local onde, posteriormente veio a ser erguida a Igreja, funcionava como casa de acolhimento a mulheres grávidas, tendo sido as obras da construção da Igreja iniciadas em 1755, e continuada pelos frades de Santa Teresa, em 1759. Por volta de 1968, parte da igreja foi demolida para a construção do viaduto, em continuação à Rua Direta da Piedade sobre o Vale dos Barris. O altar mor da igreja é um estilo barroco, de grande mérito artístico sacro.

Existem dois altares laterais, um deles dedicado a São Raimundo Nonato, o outro, a Nossa Senhora do Carmo. São Raimundo Nonato, padroeiro da igreja, viveu na Espanha, no século XII, e é o protetor das parturientes e parteiras.

altares lateraisA realização de Congressos Eucarísticos é uma prática que começou na Igreja, na segunda metade do século XIX. A Senhora Emilie Támasier, inspirada pelo grande apóstolo da Eucaristia, São Pedro Julião Eymard, fundador da Obra da Adoração Perpétua e da Congregação do Santíssimo Sacramento, tomou a iniciativa de organizar, com a ajuda de leigos, sacerdotes, bispos e com a bênção do Papa Leão XIII, o primeiro Congresso Eucarístico internacional na Universidade de Lille, na França, em 1881. O objetivo de um Congresso Eucarístico, afirmava o Papa Leão XIII, é “acender em todos o fogo celeste, que Cristo trouxe à terra e que quer acender, sobretudo por meio da Eucaristia”.

Esantissimo sacramento srm setembro de 1993, Salvador foi sede do I Congresso Eucarístico Brasileiro; a escolha do local foi determinada pelo fato de Salvador ser o mais antigo bispado do país, e local de residência do Cardeal Primaz do Brasil, na época, Dom Augusto Álvaro da Silva. O evento reuniu milhares de fiéis em solenidades públicas, e centenas de prelados da igreja em momentos restritos aos bispos e sacerdotes.

Para marcar o evento, o então Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Augusto Álvaro da Silvam elevou a Igreja do São Raimundo à condição de Santuário de Exposição e Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento, e seu altar foi proclamado como um Altar Votivo da Fé Eucarística Nacional.

Festa do Santíssimo Sacramento 2019 – Igreja de São Raimundo (Salvador-Ba)