Ano Eucarístico: 18º Congresso Eucarístico Nacional

2019-11-11---Blog---Ano-Eucaristico-capa

Em preparação ao 18.º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2020, em Recife e Olinda, e em comunhão com o 52.º Congresso Eucarístico Internacional, que será de 13 a 20 de setembro de 2020, na Hungria, a Equipe Pastoral do Santuário Arquidiocesano de Adoração Permanente ao Santíssimo Sacramento, na Igreja de São Raimundo, com o apoio do Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida,  estará realizando um Ano Eucarístico, de 12 de novembro de 2019 a 21 de novembro de 2020, contando com a aprovação e incentivo do Arcebispo da nossa Arquidiocese e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

A Eucaristia é o cume e o centro de toda a vida cristã. Por meio da celebração da Eucaristia, a Igreja vive e cresce, tornando a comunidade cristã sinal da presença de Deus no mundo, colocando-a em comunhão com o seu Redentor.

Nos seus mais de 2000 anos de existência, a Igreja nunca deixou de obedecer à ordem de Jesus: “Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,25; Lc 22,19), celebrando continuamente a Missa, por meio da qual se faz o memorial da morte e ressurreição de Jesus. Ao longo de sua história, a Igreja sentiu a necessidade de prolongar o culto ao Corpo Eucarístico de Jesus, por isso começou a conservar as espécies eucarísticas para exposição e adoração dos fiéis.

A prática da adoração eucarística, começada na vida monástica, na Idade Antiga, desponta já como prática frequente na Igreja no fim da Idade Média. Em 1264, a Igreja institui no calendário litúrgico uma festa anual para lembrar o dom da Eucaristia, realizando, na procissão de Corpus Christi, um ato público de adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar.

Os congressos eucarísticos surgiram com o objetivo de promover ainda mais o culto eucarístico e impulsionar a missão da Igreja no mundo. O primeiro Congresso Eucarístico Internacional ocorreu em 1881, na cidade de Lille, na França. No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, em Salvador.

Nessa ocasião, o então Arcebispo, Dom Augusto Álvaro Cardeal da Silva, instituiu a Igreja de São Raimundo, localizada no bairro do Politeama, como Santuário Arquidiocesano de Adoração Permanente ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, dando responsabilidade a todo o Povo de Deus para sustentar a adoração, durante o dia, e confiando a sua continuidade, durante a noite, à Congregação de Nossa Senhora dos Humildes, cujo convento se localiza anexo à igreja.

Mas, quais são os objetivos desse Ano Eucarístico?

Objetivo geral:  Promover e incrementar o culto de adoração à Sagrada Eucaristia, sacramento do memorial da morte e ressurreição do Senhor, presença viva e real de Jesus, que se faz alimento por amor a todos nós.

Os objetivos específicos são:

• Incentivar a adoração à Eucaristia, permanentemente exposta, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Permanente ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São Raimundo, aprimorando a participação dos fiéis no culto eucarístico;
  • Incrementar a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis nas celebrações eucarísticas do Santuário Arquidiocesano de Adoração Permanente ao Santíssimo Sacramento;
  • Aprofundar o conhecimento sobre o mistério da Eucaristia em toda a sua amplitude e riqueza;
  • Desenvolver e aprimorar a espiritualidade eucarística;
  • Preparar para a celebração do 18.º Congresso Eucarístico Nacional, em Recife e Olinda.

Dimensões das Ações para o Ano Eucarístico

Para cumprir os referidos objetivos, o desenvolvimento das ações do Ano Eucarístico está fundamentado nas seguintes dimensões:

• Refletir sobre a Eucaristia: com a promoção de ações formativas sobre o valor, a importância e o sentido do sacramento da Eucaristia.
  • Rezar a Eucaristia: por meio de momentos de adoração, oração e reflexão sobre o mistério eucarístico.
  • Celebrar a Eucaristia: na realização de celebrações eucarísticas, a fim de experimentar do manancial de graças advindas do santo Altar.
  • Viver a Eucaristia: através do testemunho de vida cristã, levando ao mundo uma verdadeira ética eucarística, sendo sinal do amor de Deus.

Venha participar de todas as ações que acontecerão durante o Ano Eucarístico: momentos de meditação e de adoração ao Santíssimo Sacramento, missas, palestras de formação, leitura orante eucarística e demais atividades!

Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Ano Eucarístico: 18º Congresso Eucarístico Nacional