Alvorada, Missas e Procissão para São Pedro

FestaSao Pedro
Alvorada, missas e procissão para São Pedro

Com alvorada às 6h30, a Paróquia de São Pedro inicia amanhã, dia 29, a programação festiva em louvor a seu Padroeiro. A partir das 7h, serão celebradas sete missas na Igreja Matriz de São Pedro (localizada na Praça da Piedade, 11) e mais a missa solene campal, em frente ao templo, às 16h30, presidida pelo bispo da Diocese de Jequié, Dom José Ruy Gonçalves Lopes. Constará também da programação a realização de uma procissão, na qual paroquianos e demais devotos de São Pedro  percorrerão as ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, retornando à Igreja Matriz.

O tema geral da festa desse ano – ‘A Misericórdia de Deus na vida de São Pedro’ – vem sendo alvo de reflexões no tríduo preparatório, sempre às 11h, iniciado no domingo (26) e encerrado hoje (28),  na Igreja Matriz. “Celebramos mais uma vez com entusiasmo e júbilo a festa do nosso Padroeiro”, acentua o pároco de São Pedro, padre Aderbal Galvão de Sousa. “Estamos vivendo o Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, que nos convida a fazer a experiência da misericórdia de Deus, vivendo a alegria do Evangelho e do amor, acolhendo a misericórdia do Pai e sendo misericordiosos como Ele. Somos convidados a olhar como São Pedro fez a experiência da misericórdia e, inspirados no exemplo do nosso Padroeiro, viver a misericórdia e ser instrumento da misericórdia para nossos irmãos”, completa padre Aderbal.

No dia consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo, fundadores da Igreja Primitiva e colunas do Cristianismo –, a Paróquia de São Pedro celebrará a primeira missa às 7h na intenção do Papa. A segunda missa será às 8h pelos aniversariantes da Paróquia, comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes. A celebração das 9h30 será pelos viúvos e viúvas; a das 11h, pelas comunidades religiosas da Paróquia; e a das 12h, pelas pessoas com nome Pedro. A missa das 13h será na intenção dos movimentos, ministérios e pastorais da Paróquia; e a das 14h30, pelos idosos e doentes. Após a missa das 14h30, por volta das 15h30, sairá a procissão da porta da Igreja Matriz que percorrerá algumas ruas do centro. Às 16h30, será celebrada a missa solene campal, em frente à Igreja de São Pedro.

Em 28.06.2016

Maria Alcina Pipolo (MTb/DRT-BA 915)

>> Veja a Programação da Festa de São Pedro (Salvador-BA)

Alvorada, Missas e Procissão para São Pedro