A Importância da Palavra de Deus

2017-09---Blog---Mes-da-Biblia---Pe-Aderbal--Post

Não podemos permitir que a Palavra de Deus – que é viva e eficaz – seja recebida por nós e não realize nenhuma mudança, nenhuma transformação; que a sua leitura seja cada dia mais mecânica, carente de significado ou sentido para a vida atual, porque isso significaria contradizer o que ela nos indica, o que nos recorda a passagem bíblica no livro do profeta Isaías, quando nos diz que a Palavra de Deus não passa sem deixar um sinal de mudança (Is 55, 10-11).

A Palavra de Deus passa surpreendentemente pelas nossas vidas e gera em cada pessoa um questionamento sobre os projetos que possuímos e sobre tudo o que planejamos. Na Bíblia, é o próprio Deus quem nos fala para nos motivar, para nos despertar, para nos levar à ação, despertar aquele soldado que há em cada um, disposto e pronto para a batalha. No entanto, é todo um desafio afastar-nos do barulho, do ruído do mundo, para escutar o nosso Criador. Este é o convite que a Palavra de Deus nos faz, um momento em que Deus nos ama e nos deixamos amar por Ele.

Não há nada que não possa encontrar resposta na Palavra de Deus. Nela encontramos a potência transformadora que tem a capacidade de mudar nossas vidas. A Palavra de Deus é o alimento essencial e verdadeiro que, ao saborearmos, deixa-nos apaixonados pela vida, pela família, pelas pessoas e pelo próprio Deus.

A força da Palavra de Deus em nossa vida pode mudar nossa história e nos impelir para transformarmos este mundo que é fortemente marcado pelo pecado. Com a força dessa Palavra podemos recapitular aquilo que o pecado destruiu e construir um novo céu, um novo mundo!

A Palavra de Deus tem importância fundamental também na família. Os pais, que, desde muito cedo ensinam aos seus filhos os mandamentos de Deus, é certo que um dia colherão os frutos da eficácia de seus ensinamentos quando forem inseridos na sociedade. É no lar cristão que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. A leitura e o estudo da Sagrada Escritura são alimento que fortalece para uma vida cristã sólida.

Em 2008, no 12.º Sínodo dos Bispos no Vaticano, foi lançado o documento: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. O documento fala que “a Igreja, como comunidade dos crentes, é convocada pela Palavra de Deus. Ela é o âmbito privilegiado em que seus membros encontram Deus que continua a falar na liturgia, na oração, no serviço da caridade. Por meio da Palavra celebrada, de modo especial na Eucaristia, os fiéis se inserem cada vez mais na Igreja comunhão, que tem a sua origem na Trindade, mistério da comunhão infinita”.

Para este ano, a CNBB escolheu para estudo do Mês da Bíblia a Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, com o tema: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” e como lema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”.

Convoco você, paroquiano, leitor do Folha de São Pedro, que participe ativamente desse estudo na comunidade. Meu abraço de pároco, desejando-lhe um frutuoso mês da Bíblia.

Padre Aderbal Galvão de Sousa

A Importância da Palavra de Deus